top of page
  • LinkedIn
  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest

Atitude de Consistencia

Hoje falarei sobre uma atitude que é pilar imprescindível em qualquer método de alta performance e em liderança: consistência. Pela definição do dicionário Michaelis:

con·sis·tên·ci·a

substantivo feminino


  1. Estado, qualidade ou natureza daquilo que é consistente.

  2. Propriedade de um corpo que apresenta, entre as partículas de sua massa, características de densidade, coesão, homogeneidade, resistência, compacidade, firmeza, aderência etc.

  3. Elevado índice de dureza, esperança, solidez, viscosidade, compacidade.

  4. ENGENHARIA Estado de firmeza, resistência ou compacidade da massa fresca do concreto, antes que se inicie a pega ou enrijecimento.

  5. Impressão tátil ou visual que causa o aspecto ou aparência de uma matéria ou substância da qual é feita a massa de um corpo.

  6. LINGUAGEM FIGURADA Estado ou qualidade de uma coisa que promete ter durabilidade, solidez, veracidade, coerência, credibilidade, estabilidade.

  7. LÓGICA propriedade de um pensamento, teoria ou proposição que não apresenta contradição, isto é, cujo teorema ou fórmula seja, simultaneamente, afirmação e negação.

  8. POR EXTENSÃO, LINGUAGEM FIGURADA Firmeza, força, solidez; coerência na exposição dos fatos ou dos pontos de vista.

  9. PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA Persistência, estabilidade de posturas ou opiniões por parte de um indivíduo ou de uma comunidade.

  10. LINGUAGEM FIGURADA, LITERATURA, TEATRO Coerência estrutural (do texto ou da encenação).

  11. MATEMÁTICA compatibilidade.

A consistência de todos é que garante que não haverá elo mais fraco na corrente da equipe.


Consistência no campo pessoal:

Muitos de nós acreditamos que basta ir à academia e se matar de realizar exercícios físicos, e depois dias ou semanas longe deste local. E na alimentação, porque não comer tudo o que puder em uma hora, e depois jejum de 16 horas? Dormir por 16 horas e depois poucas horas por dia em uma semana? Nem pensar! Alguns leitores devem estar pensando que mais vale um esforço intenso do que esforço algum, porém desta forma obteremos resultados prejudiciais.

O mesmo raciocínio pode se aplicar a nossos corações, mente e alma: não adianta orar ou rezar uma vez por ano. É preciso mais para atingir melhores resultados! Outros diriam “eu ajudo pessoas doando sangue quando fico sabendo da necessidade”. Vejam como estão os estoques dos bancos de sangue, estão precisando sempre. Claro que é bom toda a ajuda pontual, mas perdemos a oportunidade de nos renovar a cada ato positivo. “Ah eu já meditei um dia inteiro, uma semana inteira...” estão querendo enganar a quem? A si próprios? Resultados extraordinários não vêm apenas com esforço intenso, mas sim com o esforço gradual e consistente dia após dia.


Consistência no campo profissional:


Você líder ou gestor, contrata as metas de entrega e performance de sua equipe logo no início do ano, após planejamento de alguns dias, e retorna com o colaborador no ano seguinte para comentar e realizar o feedback da avaliação? Hoje muito em moda estão os feedbacks online, ou seja, uma enorme oportunidade de aprimoramento logo depois do fato (seja positivo ou a melhorar). Em um mundo cada vez mais digital e tempestivo, ferramentas assim obtêm mais sucesso, pois são mais consistentes na obtenção de resultados extraordinários.


E nas áreas de vendas, marketing, concluímos hoje um plano de lançamento de novo produto daqui 6 meses, e verificamos este plano após o lançamento? É preciso consistência no planejamento, para sempre revisitá-lo e aprimorá-lo com novas informações, com novas decisões. Os concorrentes nem o público consumidor deste produto está parado e cada vez mais temos mais e mais informações que poderiam colocar tal plano em xeque.


Conclusão:

Precisamos cada vez mais de consistência em nossas atitudes. Para que aquele pouco a pouco por dia, pouco por semana se transforme em resultado. É treino. Frequência e foco para sermos consistentes. E com isso conseguirmos o que cada um de nós quer: maiores e melhores resultados. Resultados que nos alavanquem em nossas empresas, impulsionem nossas equipes, nos motivem como pessoas. A alta performance só é atingida com consistência.

Escreva aqui o que você faz para se manter consistente. Como gestores e líderes mantêm as equipes consistentes?

Abraços e até o próximo artigo, a serem consistentemente publicados ;).


Andre Sanches

Mentor, Coach, Palestrante e Empresário do Mindset e Cultura Ágil


 

Artigo importado em 01.10.2020 para o novo site e escrito originalmente em 04.02.2019, o que me faz acreditar que há espaço para maior consistência na escrita dos artigos ;_



Posts recentes

Ver tudo

टिप्पणियां


bottom of page